quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Adoçar o Quotidiano

Ando a preparar o meu quotidiano até ao fim da minha vida profissional!
hehehe - A fazer a cama onde me vou deitar!
Papéis, papelinhos, grelhas e portefólios - do que fiz, do que faço, do que vou fazer...
Ocorreu-me que se me limitasse a escrever só "o que não fiz" pouparia IMENSO tempo, que era mais útil aplicado a FAZER coisas!
O que me dói é que isto é para SEMPRE! Não é uma situação pontual. Este irá ser o meu quotidiano! E isso assusta-me! Eu, que acho sempre que o tempo não me chega para nada.Tinha que viver 2 vezes para conseguir fazer tudo o que gostaria na vida - e a que tenho direito!
É que a minha vida não é só escola! E à escola já dedico praticamente todo o meu quotidiano!

Vou tentar ser minimalista! É um exercício que já comecei há 1 ano.
Quem me conhece sabe que eu sou o oposto! Eu sou das que acrescentam sempre um ponto!
Sou das que acumulam - lixo e tudo!
Sou das que não se separam de objectos, porque cada um tem uma história…
Sou das que guarda todas as memórias, mesmo as que não são minhas…
Sou das que acrescentam…

Subtrair, limpar, seleccionar, sintetizar e relativizar…
É um exercício difícil. Passa por uma libertação. E eu só tenho construído amarras…
Mas agora é uma questão de sobrevivência – tenho que construir um quotidiano mais feliz.
Construir um quotidiano que me dê prazer.
Eu até gosto do que faço, mas complicaram-me a vida e eu estava a começar a descomplicá-la.
Pensei que agora perto dos 50 anos ia descontrair… que ia ter mais tempo para os outros interesses.
As pessoas deviam ter outros interesses. Para quando se reformarem não ficarem sentadas num banco de jardim.

E não estou a dizer que vou trabalhar menos, ou que gosto de preguiçar. Nada disso. Odeio o ócio! Quero fazer, FAZER montes de coisas. Fazer com prazer. Fazer porque gosto. E não perder tempo atafulhada em papéis.

Afinal o quotidiano é hoje, é agora, é o dia-a-dia, a nossa rotina. O quotidiano é a maior parte do tempo da nossa vida. O resto são as excepções.
Eu quero um Bom quotidiano, as excepções podem ser Excelentes, ou Medíocres, porque são excepções.

Por isso resolvi fazer qualquer coisa por mim.
Eu não sou do género de passar pelos 5 dias da semana a tapar o nariz e a fazer caretas, como quem engole um xarope azedo.
Eu prefiro adoçar a rotina. Tenho essa obrigação. Tenho essa necessidade.
E vou começar já, porque me azedaram os dias...

1 comentário:

LL1963 disse...

Excelente ideal, esse o de adoçar a rotina e não andar 5 dias com cara azeda ... já o conseguiste atingir ?
Depois conta-me como, para ver se volto a trabalhar com motivação já que a experiencia dos ultimos anos de emprego, culminou num sentimento de vazio, de indignação pela prostituição a que me sujeitei ... e para quê ? viagens stressantes de uma semana a um qualquer destino da moda, fins de semana acelerados onde a angústia do retorno mata o prazer do presente, fantásticos restaurantes com filas e preços exorbitantes e no final acaba tudo mesmo na sanita, para convivios sociais forçados pelas conveniencias, ... por mim encerrei esse capítulo da vida. O problema é que ainda não encontrei o proximo ... não consigo passar de página.
Agora voltar a perder 5 dias em cada 7 é que não pode continuar !!!