terça-feira, 22 de abril de 2008

O PROBLEMA está exactamente aqui: "não consigo que os alunos atinjam os objectivos traçados no início de cada ano". E era este problema que devia preocupar também os pais e o ministério, porque é esta a questão com que os professores mais se debatem nas aulas, nas conversas entre colegas, nos pátios, nas salas de professores.
O ministério decidiu atacar com a avaliação dos professores julgando que era a solução para melhorar as taxas de sucesso e de abandono escolar. Como se tudo fosse uma questão de números!
Ora eu acho que mesmo que se falseiem os resultados, mesmo que haja facilitismos, mesmo que no final dos mandatos, os governantes venham dizer à boca cheia que conseguiram diminuir o abandono e aumentar o sucesso, pintando um quadro maravilhoso, para serem reeleitos, tudo não passará de uma farsa, porque este problema terá que ser resolvido de outra maneira.
E é urgente começar a ter consciência que as coisas estão muito diferentes de ontem.
O problema está mesmo nos alunos de hoje! E como a escola é feita para eles, tem que se estudar melhor os seus RECEPTORES. Algo terá que mudar.
E nessa mudança terão que participar as partes envolvidas.
E não será também, uma mudança para hoje, embora infelizmente, os governos gostem de semear e colher durante o mesmo mandato.
As pessoas, os governos, têm que se consciencializar que não se constrói uma escola nova por decreto, que cai de cada vez que muda um governo. As coisas têm que dar os seus frutos no tempo certo, mesmo que sejam já outros a colhê-los. E isso é o que é mais difícil – trabalhar para amanhã!

Sem comentários: